Surpresa! Rivian R3 e R3X, Crossovers Elétricos Inspirados em Rally, Roubam a Cena

Os futuros R3 e sua variante de performance R3X da Rivian serão os SUVs elétricos menores da marca até o momento. Eles também podem ser os mais desejados.

Rivian, você tinha minha curiosidade, agora tem minha atenção. O fabricante de veículos elétricos seguiu a estreia de seu próximo SUV elétrico R2 com a revelação surpresa de um crossover elétrico ainda menor, o R3, e sua variante de performance, o R3X. Esses pequenos veículos definitivamente roubaram o show e o holofote com suas proporções que desafiam classes, estilo inspirado em rally.

O R3 aproveita a plataforma já encurtada do R2 e a torna ainda mais curta. Com 110,2 polegadas entre seus eixos, a distância entre eixos do R3 é cerca de 5 polegadas mais curta que o R2 e 10,5 polegadas mais curta que o R1S. A Rivian envolve uma silhueta de hatchback em torno dessa curta distância entre eixos, mantendo um pouco da altura livre do solo estilo SUV intacta para a capacidade de “veículo de aventura”, que é a marca registrada da marca.

O hatch traseiro apresenta um vidro traseiro que pode ser levantado independentemente, para acesso rápido ou para permitir que cargas longas se estendam para fora. Como o R2, os assentos dianteiros e traseiros do R3 podem ser totalmente reclinados, maximizando a capacidade de carga ou possibilitando acampamento fechado com a ajuda de um colchão de ar. Como o resto da linha Rivian, também há um espaço de armazenamento frunk sob o capô.

Usar a plataforma do R2 significa que o R3 também apresentará as mesmas configurações de motor único, duplo e triplo e se beneficiará do novo design de bateria com células cilíndricas de maior diâmetro. A Rivian não declarou os tamanhos para R2 ou R3, mas espero que este último tenha uma capacidade geral menor. Como ele se comparará ao “mais de 300 milhas de alcance” do R2, segundo o fabricante, ainda está para ser visto.

O R3 será acompanhado pelo R3X, uma variante de performance com uma postura mais larga, rodas e pneus mais agressivos e um pouco mais de altura livre do solo. O R3X se destaca com destaques e acabamentos em laranja – em oposição ao amarelo que a Rivian normalmente usa para indicar equipamentos de especificação superior – para os espelhos laterais e ganchos de reboque proeminentes. O R3X provavelmente será oferecido apenas com a configuração de motor triplo para a performance mais inspirada em rally e virá com um design de interior mais premium com detalhes de esporte de rally vintage.

Preços, alcance e disponibilidade ainda não foram anunciados, mas é seguro assumir que o R3 terá um preço inicial abaixo do piso estimado de $45.000 do R2 e chegará algum tempo após 2026. Ainda falta um tempo, mas o Rivian R3X acaba de se tornar meu novo EV mais esperado. Vamos esperar que esses pequeninos estejam à altura de suas grandes promessas quando chegarem.